UM ESCRITÓRIO COM FOCO EM RESULTADOS A PARTIR DE NOVAS PRÁTICAS


 

Comprometimento na defesa de interesses de nossos clientes com a convicção e persistência necessárias para o melhor resultado.

O QUE FAZEMOS

Criminal

Defesa técnica em investigações criminais conduzidas pelo Ministério Público, Polícia Civil ou Polícia Federal, bem como em ações penais em primeira instância e no âmbito dos Tribunais Superiores, contemplando o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.

O escritório Pippi Advocacia Especializada também possui experiência em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e na defesa de agentes públicos em comissões processantes de cassação e impeachment.

A atuação técnica contempla diversas áreas e destacam-se as seguintes: 

Os crimes cibernéticos e de informática são aqueles que envolvem o uso da tecnologia e da internet para cometer delitos. Eles podem variar desde fraudes financeiras e roubo de informações confidenciais até ataques a sistemas e redes de computadores.

Os crimes contra a administração pública são aqueles cometidos por servidores públicos ou particulares que, de alguma forma, afetam o funcionamento adequado das instituições estatais.

São os delitos relacionados a falsificação de documentos, uso de documento falso, utilização de moeda falsa, falsidade ideológica.

São promovidos por meio de queixa-crime, sendo aqueles delitos que atingem a reputação como a calúnia, injúria e difamação.

São definidos como delitos que violam os direitos trabalhistas e prejudicam a organização e a estabilidade das relações de trabalho (sonegação de contribuições previdenciárias, trabalho infantil, fraude na contratação de trabalhadores, assédio moral).

São delitos que causam danos ao meio ambiente e seus recursos naturais e são enquadradas condutas como: desmatamento ilegal, poluição, caça e pesca ilegal, transporte irregular de produtos perigosos.

São infrações que violam as leis e normas que regem o processo eleitoral como a propaganda eleitoral irregular, corrupção eleitoral, uso indevido de recursos públicos.

A responsabilidade criminal de um médico ou outro profissional da área da saúde por condutas que resultem em danos temporários ou permanentes, como o erro de diagnóstico, erro de tratamento, negligência e falta de informação, por exemplo. A defesa contemplará a atuação na esfera criminal e, também, no âmbito do Conselho Regional de Medicina.

Criminal Econômico Empresarial

Defesa técnica em investigações criminais conduzidas pelo Ministério Público, Polícia Civil ou Polícia Federal, bem como em ações penais em primeira instância e no âmbito dos Tribunais Superiores, contemplando o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, destacando-se nas seguintes áreas:

A defesa criminal no ambiente corporativo-empresarial possui recorrência nas seguintes temáticas:

Os crimes contra o mercado de capitais são aqueles que afetam o funcionamento e a transparência do mercado financeiro. Alguns exemplos são o Insider trading, manipulação de preços, uso indevido de informações falsas e a fraude em demonstrações financeiras.

São aqueles delitos que têm como objetivo fraudar, manipular ou de outra forma prejudicar o sistema financeiro do país. Como exemplo estão a operação de instituição financeira sem autorização, fraude financeira, lavagem de dinheiro, manipulação de mercado e a prática de evasão de divisas.

Trata-se dos delitos que violam a legislação fiscal-tributária em nível estadual e/ou federal e a ordem econômica, prejudicando a arrecadação de impostos e contribuições, bem como a concorrência leal entre as empresas.  Incluem-se como crimes tributários a sonegação fiscal, formação de cartel, contrabando e a lavagem de dinheiro.

São os delitos praticados durante um processo de falência prejudicando o processo de recuperação judicial, por exemplo. Qualificam-se como crimes falimentares a apropriação indébita em prejuízo aos credores, falsidade ideológica e a fraude na falência por meio da ocultação de ativos, por exemplo.

O crime de apropriação indébita previdenciária consiste em deixar de repassar à Previdência Social as contribuições recolhidas dos empregados, no prazo e na forma legalmente previstos.

São delitos que causam danos ao meio ambiente e seus recursos naturais e são enquadradas condutas como poluição e transporte irregular de produtos perigosos.

Trata-se da possibilidade de responsabilização da instituição hospitalar em caso de erros médicos. A partir de atuação preventiva, busca-se evitar danos e zelar pelo fornecimento de tratamentos adequados e garantir a segurança dos pacientes.

Administrativo Sancionador

Defesa técnica e assessoria de agentes públicos e de empresas em ações civis públicas e improbidade administrativa, bem como em inquéritos civis e procedimentos que investigam condutas relacionadas a desvio de recursos públicos, fraude a licitações, nepotismo, enriquecimento ilícito, concessão de benefícios indevidos a terceiros, entre outras práticas que comprometem a integridade da administração pública e prejudicam o interesse público.

O escritório Pippi Advocacia Especializada no escopo de operações estratégicas à empresas e contencioso administrativo, presta assessoria jurídica em disputas decorrentes de procedimentos licitatórios, desde a análise de editais, acompanhamento da elaboração de propostas, contratos e análises de riscos para as concorrências públicas, abrangendo diversas etapas da licitação, bem como o ajuizamento de ações a partir de intercorrências durante a execução contratual.

Compliance e Gestão de Crise

Defesa técnica em investigações criminais conduzidas pelo Ministério Público, Polícia Civil ou Polícia Federal, bem como em ações penais em primeira instância e no âmbito dos Tribunais Superiores, contemplando o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, destacando-se nas seguintes áreas:

A defesa criminal no ambiente corporativo-empresarial possui recorrência nas seguintes temáticas:

A assessoria jurídica em gestão de crises é necessária quando a empresa se depara com situações de risco ou ameaça à sua imagem e reputação decorrentes de questões legais, tais como processos judiciais, denúncias, investigações por órgãos reguladores (ex.: litígios com clientes, denúncias trabalhistas, problemas regulatórios).

Nesse contexto, é essencial que a organização tenha um plano de gestão de crise, que poderá incluir:

  • Identificação dos principais riscos e ameaças legais que a empresa poderá enfrentar e a criação de protocolos de atuação para cada um desses cenários;
  • Designação de equipe responsável pela gestão da crise, com membros de diferentes áreas da organização, incluindo a área jurídica, comunicação, marketing e relações públicas;
  • Coleta e preservação de evidências relevantes para a gestão do caso;
  • Comunicação clara e transparente com o público, clientes, acionistas, órgãos reguladores e imprensa, garantindo que as informações relevantes sejam compartilhadas de maneira adequada;
  • Monitoramento constante do andamento dos processos judiciais e investigações em curso, com atualização regular da equipe;
  • Busca por soluções eficazes para minimizar os danos causados pela crise, como acordos extrajudiciais e planos de recuperação de imagem.

A gestão de crise é uma atividade complexa e que exige uma equipe capacitada e preparada para lidar com esses desafios, garantindo a proteção da imagem e da reputação da organização.

Programas de compliance ou “programas de integridade corporativa” são o conjunto de processos, controles, políticas e procedimentos adotados por empresas com o objetivo de garantir que as atividades estejam em conformidade com as leis, regulamentos, normas e padrões aplicáveis ao seu setor de atuação.

As atividades de compliance são especialmente importantes para empresas que operam em setores regulados, como bancos, seguradoras, empresas de saúde, indústrias farmacêuticas e de energia. A ausência de políticas de conformidade pode resultar em multas, perda de licenças ou autorizações para operar e danos à reputação da pessoa jurídica. Por essa razão, o compliance se tornou uma área estratégica e cada vez mais importante para a gestão de empresas e organizações.

As atividades de compliance ajudam a evitar e gerenciar riscos legais, financeiros e operacionais, aumentando a transparência e a responsabilidade da empresa perante as partes interessadas, como acionistas, clientes, fornecedores e funcionários. Algumas das atividades comuns de compliance incluirão:

  • Implementação de políticas e procedimentos internos para garantir a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis;
  • Treinamento de funcionários para garantir a compreensão das políticas e os procedimentos de conformidade da empresa;
  • Monitoramento e avaliação contínua das atividades da empresa para identificar possíveis violações de conformidade;
  • Investigação e gerenciamento de denúncias e violações de conformidade.

A implementação de programas de integridade pode ajudar a prevenir e detectar delitos, incluindo:

  • Corrupção: Adoção de políticas de ética e integridade por meio da implementação de controles rigorosos para monitorar o uso de recursos e transações financeiras.
  • Lavagem de dinheiro: Monitoramento de transações financeiras, verificando a identidade dos clientes, e adotando políticas e controles para garantir que as transações financeiras sejam legítimas.
  • Violações de privacidade e proteção de dados: Implementação de políticas de proteção de dados, garantindo que as empresas cumpram as leis relacionadas à privacidade e monitorem o uso de dados pessoais.
  • Crimes trabalhistas: um programa de integridade corporativa também pode colaborar para que a empresa esteja em conformidade com as leis trabalhistas, evitando práticas discriminatórias, abusivas ou ilegais.
  • Prevenção de riscos ambientais: Adoção de políticas, processos, controles com o objetivo de garantir que as atividades da empresa estejam em conformidade com as leis e regulamentos ambientais.

As investigações internas referem-se ao processo de examinar e avaliar alegações de irregularidades, desvio de segredo industrial, recursos tecnológicos ou outros comportamentos qualificados como antiéticos que venham a ocorrer dentro de uma empresa.

O objetivo das investigações internas está em identificar quaisquer violações de leis, regulamentos, políticas ou padrões éticos que possam ter ocorrido e tomar ações corretivas, se necessário. Exemplos comuns de conduta que podem levar a uma investigação interna incluem fraude, peculato, roubo, assédio, discriminação e violações das políticas da empresa.

Enquanto procedimento trata-se da execução de diversas etapas, como coleta e revisão de evidências, realização de entrevistas com testemunhas e possíveis suspeitos, análise de registros financeiros, por exemplo. A confidencialidade também é um aspecto essencial de uma investigação interna para proteger a privacidade dos indivíduos envolvidos e evitar retaliações contra denunciantes.

Tecnologia e Cibersegurança

Cibersegurança, também conhecida como segurança da informação ou segurança cibernética, trata-se de um conjunto de medidas, técnicas e práticas utilizadas para proteger os sistemas, redes e dispositivos eletrônicos contra ataques maliciosos, hackers, roubo de dados e outras ameaças que possam comprometer a segurança e privacidade dos usuários.

Cibersegurança, também conhecida como segurança da informação ou segurança cibernética, trata-se de um conjunto de medidas, técnicas e práticas utilizadas para proteger os sistemas, redes e dispositivos eletrônicos contra ataques maliciosos, hackers, roubo de dados e outras ameaças que possam comprometer a segurança e privacidade dos usuários.

No ambiente do Direito Digital, o escritório Pippi Advocacia Especializada fornece suporte para questões legais relacionadas ao uso de tecnologia no ambiente empresarial:

Programas de proteção e proteção de dados pessoais (LGPD): suporte na criação de programas de LGPD conforme dispõe as leis de privacidade. Criação de mecanismos para tratamento de dados pessoais e a forma em que são coletados, armazenados, processados e compartilhados por empresas e governos.

Crimes cibernéticos: suporte na prevenção, investigação e punição de crimes cometidos na internet, como roubo de identidade, hacking, extorsão online, ciberbullying e fraude eletrônica.

Propriedade intelectual: suporte em questões relacionadas a direitos autorais, marcas registradas e patentes, além de pirataria digital e plágio.

Contratos eletrônicos: suporte na criação, execução e aplicação de contratos eletrônicos, incluindo termos de adesão e serviços online.

O encontro entre a técnica e a pessoalidade.

Redes Sociais

Rolar para cima